Saiba quais são as propriedades da camomila

propriedades da camomila

As propriedades da camomila fazem da erva um importante remédio natural para a saúde, sendo a planta capaz de atuar na prevenção de doenças e na neutralização de toxinas. Sem esquecer de mencionar seu poder tranquilizante sendo consumido para proporcionar relaxamento e calma atuando contra o estresse.

Entre as ervas mais consumidas desde a antiguidade, a camomila se destaca devido às suas substâncias e propriedades que agem de forma precisa para promover o relaxamento e melhora na qualidade do sono.

Além disso, a forma de aproveitar das suas propriedades, a mais comum é através da sua infusão, ou seja, o chá da erva. Essa é a forma de consumo mais frequente dessa planta, que também é utilizada para a realização de compressas.

Aprenda mais sobre as ricas propriedades da camomila e de que maneira ela age positivamente no organismo.

 

Propriedades da camomila e seus benefícios para a saúde

Como vimos anteriormente o uso da camomila de forma medicinal se dá desde a antiguidade, isso graças às suas inúmeras propriedades. 

São algumas das propriedades dessa planta, funções ansiolíticas, calmantes, indutoras do sono, anti-inflamatórias e antioxidantes, agindo principalmente na promoção de relaxamento e melhora na qualidade do sono.

Confira os benefícios das propriedades da camomila.

  1. Propriedades miorrelaxantes e antiespasmódicas: algumas substâncias encontradas na camomila são capazes de diminuir as contrações musculares involuntárias, como, por exemplo os espasmos intestinais e uterinos, aumentando a produção de glicina, aminoácido responsável por relaxar os músculos. Pode agir ainda no controle da hipertensão, estresse e ansiedade;
  2. Propriedades calmantes, relaxantes e ansiolíticas – substâncias encontradas na camomila como a glicenia e o flavonoide apigenina são capazes de promover o relaxamento neural e realizar a conexão dos receptores do neurotransmissor GABA. Sendo assim, as propriedades desta planta auxiliam no relaxamento e calma, induzindo o sono, além de minimizar sintomas da depressão, ansiedade e insônia;
  3. Propriedades combatentes dos radicais livres – entre as propriedades da camomila as antioxidantes como os flavonóides, vitaminas do complexo A e B, potássio, magnésio e zinco, junto a uma dieta alimentar equilibrada e à práticas de atividades físicas são capazes de atuar na redução do desenvolvimento de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, retarda o envelhecimento e previnem alguns tipos de cânceres;
  4. Propriedades emagrecedoras – as propriedades da camomila não atuam diretamente na queima de gordura. Mesmo não existindo nenhum composto presente na planta que provoque ou acelere o processo de emagrecimento, caso o ganho de peso esteja relacionado ao desequilíbrio emocional, o consumo da erva pode apresentar muitos benefícios.

Depois de conhecer as propriedades da camomila e forma que elas atuam, que tal conferir as suas maneiras de uso.

 

Quais as formas de uso da camomila?

As maravilhas da camomila podem ser aproveitadas de diversas formas, já que a erva inteira pode ser usada de maneiras diferentes, podendo ser consumida nos mais variados formatos.

Sendo assim, as propriedades da camomila podem ser aproveitadas na forma de chá, inalações, banhos de assento, compressas e pomadas, todos preparados com as flores secas desta erva.

Veja como é fácil preparar o chá da erva e se beneficiar ingerindo todos os seus atributos.

Ingredientes

Separe de 0,5 a 4 g de flores secas de camomila e 1 xícara de chá, aproximadamente 240 ml de água fervente.

Modo de preparo

Adicione as flores secas da camomila à 240ml (uma xícara) de água fervente, tampe e deixe descansando de 5 a 10 minutos, em seguida coe e consuma.

O chá pode ser consumido três vezes ao dia, e pode ser adoçado, com uma colher de chá de mel. Realçando as propriedades da erva e dando um sabor marcante à infusão.

É possível preparar o chá de camomila com outras ervas, como: a erva-doce, hortelã-pimenta ou erva-do-seca, aumentando as suas propriedades que causam efeito calmante e antiespasmódico.

Fique atento ao consumo diário do chá de camomila, doses acima de quatro xícaras ou 800 ml combinadas a certos medicamentos ansiolíticos e anticoagulantes, podem potencializar seus efeitos.

Portanto, o recomendado é não exceder o consumo diário de três xícaras, para um aproveitamento adequado das suas propriedades.

Como vimos neste tópico, as propriedades da camomila podem ser aproveitadas em diferentes formas, como a inalação que ajuda no tratamento de resfriados e sinusites devido às suas funções calmantes.

Já o banho de assento pode aproveitar as propriedades da camomila no tratamento para candidíase, podendo eliminar a candida albicans, aliviando coceiras, inchaços, irritações, dores ou desconfortos.

As ações da camomila anti-inflamatórias e calmantes permitem seu uso em compressas utilizadas para tratar feridas, úlceras, queimaduras e irritações cutâneas.

Quanto à pomada de camomila essa tem função anti-inflamatória e calmante, podendo ser aplicada no tratamento de irritação ou coceiras na pele, brotoejas, assaduras e queimaduras de sol.

Agora você já conhece sobre as ricas propriedades da camomila que podem ser usadas de diversas formas para os tratamentos dos mais variados, devido aos inúmeros benefícios desta planta.

Por: Redação Leve da Terra/Bárbara Domingues

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *