A folha de amora é composta por propriedades antioxidantes e antimicrobianas, sendo comumente empregada no tratamento de gengivite, dor de garganta e aftas. Permitindo seu uso no preparo de chás e cataplasmas.
Além disso, a folha de amora pode ser encontrada em feiras livres ou lojas de produtos naturais, bem como o caule e raízes dessa fruta, que é usada em diversos preparos, como geleias de frutas vermelhas e outras sobremesas.
Entretanto, a folha da fruta possui propriedades medicinais especialmente na forma de chá, que podem auxiliar nos mais diversos tipos de tratamento de saúde. A amoreira é uma árvore nativa do continente asiático e é muito poderosa.
Que tal aprender mais sobre as propriedades e benefícios da folha de amora?
Principais benefícios do chá de folha de amora
Antes de mais nada é preciso dizer que a forma mais comum de usar a folha da amora é preparando o chá dessa planta. O chá das folhas da amora contém inúmeras propriedades e vitaminas que auxiliam o organismo e estimulam a redução de rugas, além de fortalecer a estrutura do colágeno.
Confira as principais vitaminas e minerais encontrados na folha de amora:
- Vitamina A – auxilia a saúde da pele e olhos, ajuda a evitar pedras nos rins e tem propriedades antioxidantes;
- Vitamina C – combate os sintomas de resfriados, reduz problemas de hipertensão e ajuda no tratamento da catarata;
- Vitaminas do complexo B – agem na prevenção de doenças vasculares e do sistema nervoso, também auxilia no funcionamento da tireoide;
- Potássio – auxilia a mantém a saúde mental, atua no controle da pressão, e age no tratamento da ansiedade, estresse e problemas no coração e AVC;
- Magnésio – responsável por regular os níveis de açúcar no sangue, pressão sanguínea e síntese de proteínas.
Entre os principais benefícios do chá da folha da amora, destacam-se:
Pele mais macia
Uma das principais maravilhas do chá feito com as folhas de amora é seu poder antioxidante capaz de estimular e reduzir as rugas, além de formar e fortalecer a estrutura do colágeno, mantendo a pele sempre saudável.
Tratamento e prevenção de diabetes
O consumo do chá da folha da amora entre as refeições auxilia na redução do nível de açúcar no sangue.
Alivia os sintomas da TPM e menopausa
O chá da folha de amoreira é capaz de acentuar os sintomas do período menstrual como dores de cabeça, irritabilidade e cólicas. Além de ser indicado para mulheres que estão passando pela menopausa, reduzindo sintomas como: insônia, ressecamento vaginal, ondas de calor, perda de memórias, dentre outros.
Depois de conhecer sobre as propriedades e benefícios do chá das folhas de amora, que tal aprender como preparar essa bebida “milagrosa”?
Como preparar o chá de folha de amora?
Além de saudável, o chá de folha de amoreira é saboroso e muito fácil de fazer. O segredo dessa receita é optar por usar as folhas frescas. Confira o passo a passo dessa deliciosa e benéfica receita.
Ingredientes
- 500 ml de água
- 5 folhas frescas de amora
- Mel para adoçar (opcional)
Modo de preparo
Coloque a água e as folhas de amora em uma panela e leve ao fogo até ferver. Desligue o fogo, tampe o recipiente e espere por cerca de 15 minutos para uma melhor infusão. Em seguida coe e beba. Você pode usar o mel para adoçar e consumir ainda quentinho.
Apesar de ser uma opção muito mais saudável e natural para os mais diversos tipos de tratamento, a folha de amoreira, em especial o chá da planta, pode apresentar contra indicação em alguns casos. Descubra quais são a seguir.
Contraindicações do chá de folha de amora
Pacientes com problema de hipoglicemia, ou seja, baixo nível de açúcar no sangue, devem evitar consumir o chá de folha de amoreira, pois como vimos anteriormente uma das suas propriedades controla o nível de açúcar no sangue, podendo ocasionar a perda de forma abrupta da taxa.
Outro fator importante sobre o consumo do chá de folha de amora é que seu uso em excesso pode provocar náuseas e vômitos.
Conclusão
Depois de ter aprendido sobre todos os benefícios e as ricas propriedades da folha de amora, especialmente na forma de chá, certamente você deve ter se surpreendido com todas as suas maravilhas.
Lembre-se que antes de inserir por conta própria o chá de folha de amora na sua dieta, verifique com o seu médico se não há contraindicação do consumo para o seu caso em específico.
Mesmo se tratando de um remédio natural, pode provocar certas reações se consumido em quantidades exageradas, como náuseas e vômitos. Além de baixar bruscamente o nível de açúcar no sangue.
Gostou das maravilhas do chá de folha de amora? Então continue acompanhando as publicações do Leve da Terra e fique por dentro do mundo dos chás e aprenda sobre as demais plantas e ervas que apresentam propriedades medicinais.
Por: Redação Leve da Terra/Bárbara Domingues