Entrevista de Deepak Chopra

 

Joshua Rosenthal, fundador do Integrative Nutrition escola formadora de healthcoaches, entrevista  Deepak Chopra, médico endocrinologista e fundador da Associação Americana de Medicina Védica. Além disso, Deepak é palestrante e autor de 25 livros de autoajuda e terapias alternativas. 

 

Joshua: Bem-vindo Deepak, obrigado por estar aqui …

 

Deepak: É sempre um prazer estar com você.

 

J: A primeira pergunta que eu quero fazer é sobre saúde e bem-estar. Como você acha que estamos lidando com isso ultimamente? O que você vê nos próximos cinco ou dez anos?

 

D: De um modo geral, há um grande movimento com relação a wellness, saúde e wellbeing. Wellness e wellbeing*, duas coisas separadas, mas, de qualquer forma, há muito interesse. É a tendência número um no mundo. Ao mesmo tempo, temos toda uma reação que está causando muita saúde global. Das alterações climáticas, ecologia de destruição, morte armada, extinção de espécies ao risco de extinção própria. Então eu acho que estamos em uma encruzilhada. Cinco anos eu não sei, mas daqui a dez anos estaremos em tempos muito perigosos, ou teremos mudado para um novo paradigma.

 

J: Como os healthcoaches  podem desempenhar um papel nesse processo?

 

D: Eu acho que os healthcoaches precisam ser, e eles são, em geral, a mudança que eles querem ver nos outros. E eles têm que ser bons exemplos do que eles estão ensinando. E, em geral,  são assim porque ou tiveram problemas no passado, lutaram contra vícios, ou tiveram doenças crônicas, se recuperaram, então eles têm uma história. E essa história é muito importante. Eles sempre devem começar com isso com o “O que está acontecendo na minha vida”, “Como eu mudei” e “Isso agora está disponível agora para todos”.

 

J: Uma das coisas que eu falo é que, dada a metade de uma chance, o corpo vai se curar sozinho. Com suas próprias palavras, como você explicaria isso?

 

D: Bem, a cura é o retorno da memória da totalidade. É o que a palavra significa. Cura, saúde, integridade, santo. Tudo é uma só coisa. A cura é a resposta sagrada de apenas existir. A cura é a resposta sagrada de apenas ser. Na biologia seria chamado de “homeostase”. Auto-regulação, auto-correção. Esse é um aspecto intrínseco da consciência. Então,  a consciência neste estado fundamental é apenas isso: homeostase. o outro extremo é quando a consciência está totalmente perdida e é ofuscada por toda experiência que você tem e pela interpretação de toda experiência que você tem também. Então, esse outro extremo é a inflamação. Hoje sabemos, e é uma palavra interessante, “inflamação”. Estar em chamas. O mundo está em chamas, desde a mudança climática, à guerra, ao terrorismo, ao conflito individual, ao conflito com você mesmo. Assim, a maioria das pessoas está em algum lugar no meio, e você pode começar a incorporar a cura em sua vida simplesmente entendendo essa única coisa. Porque a inflamação de baixo grau é o fator comum em todas as doenças. Alzheimer, câncer – você escolhe. Doença cardiovascular, síndromes metabólicas, diabetes tipo II. E há muitas coisas que você pode fazer quando chegar a essa homeostase. Obviamente, a nutrição se torna muito importante agora por causa de toda a compreensão do microbioma humano, que está alinhando seu intestino, e é 99% da inflamação genética em seu corpo. Apenas 1% da inflamação genética no seu corpo é humano. O resto são genes microbianos que são o ecossistema do nosso planeta. Quanto mais diversificada for a sua dieta em alimentos a base de plantas, mais próximo está da natureza e não de uma fábrica. Quanto menos refinada, processada, manufaturada, a dieta poluída for, ela mudará imediatamente a população genética que contribui, como eu disse, para 99% da inflamação em seu corpo. Eu não sabia disso, ninguém sabia disso quando estávamos na faculdade de medicina. Então, quando as pessoas diziam “mudei minha dieta e minha asma foi embora” ou “minha artrite foi embora”, ou “entrei em remissão”, nunca acreditei nelas. Porque eu não entendi que mudar sua dieta poderia reverter uma doença, mas agora, toda a ciência está mostrando que isso é possível. E depois há o papel das emoções. Não, eu não uso mais a palavra “corpo-mente”. O corpo-mente é uma unidade assim como o espaço-tempo é uma unidade, ou massa-energia é uma entidade, ou a partícula da onda é uma entidade. Corpo-mente é o universo inteiro, na verdade.

 

J: Obrigado. Às vezes eu chamo o corpo de um bio-computador.

 

D: Sim, é uma boa metáfora.

 

J; Mantém 98,6 F (37º C). Os olhos ficam mais firmes quando as luzes são fortes.

 

D: Sim, isso acontece. O corpo seria a impressão do bio-computador. O software é a mente e o que organiza o software é a consciência.

 

J: Isso é lindo. Em termos de meditação e ser meditativo, às vezes as pessoas têm uma prática de meditação, mas estão “fora” em sua vida, perdem a capacidade de serem meditativas e estarem presentes. Você pode falar sobre isso?

 

D: Só de estar ciente de não está presente, é estar presente. Então essa é a minha maneira favorita de estar presente: “Estou ciente?” E, em seguida, tomar conhecimento de qualquer coisa que esteja acontecendo agora. Sensação, respiração, uma experiência sensorial, um pensamento. Assim, alguém pode viver em um domínio que é independente da mente, corpo, situações e circunstâncias. Nas tradições espirituais, isso é chamado de consciência testemunhal, na qual toda a experiência acontece. Ser uma testemunha sem julgamento de si mesmo é a mais alta inteligência.

 

J: Como você descreveria a relação entre meditação e o que as pessoas chamam de “brisa do corredor”?

 

D: A “brisa do corredor”  é uma resposta muito específica à geração de opiáceos no corpo e à sensação de intoxicação que as pessoas sentem quando praticam alguma forma de exercício intenso. A meditação faz isso, mas também desencadeia a liberação de serotonina e dopamina e ocitocina e, provavelmente, muitos outros peptídeos. Há um novo que as pessoas estão falando, chamado Anandamine, que é o peptídeo da felicidade interior. Então, a meditação é uma resposta muito mais holística.

 

Johsua Rosenthal (esq.) Deepak Chopra (dir.)

Link para entrevista: https://youtu.be/NNoxx9uLbJ0

 

*N.T. : Em inglês há uma diferença entre wellness e wellbeing: Wellbeing é mais holístico, refere-se à experiência, ao bem-estar na vida como um todo. Wellness refere-se mais à saúde física. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *