Entenda porque o consumo de chá faz bem à saúde

consumo-de-cha

O consumo de chá pode ser um excelente aliado para a saúde, em dias mais frios por exemplo ajuda a aquecer o corpo. Muitos chás possuem propriedades digestivas e até mesmo propriedades medicinais. Mas qual será a quantidade certa de chá que podemos ingerir por dia?

Depois da água, o chá é a bebida mais consumida mundialmente. Isso porque, é possível realizar o consumo de infusões feitas com flores, folhas, plantas e ervas diversas, uma bebida natural que devido às suas inúmeras propriedades podem auxiliar em diferentes tipos de problemas e distúrbios de saúde.

Entretanto, é preciso ficar atento ao correto consumo de chá, afinal algumas plantas e ervas podem apresentar contraindicações e não indicados para determinadas situações e seu uso em excesso pode trazer efeitos colaterais.

Descubra o poder do consumo de chá e como evitar que o hábito torne um risco a sua saúde.

 

Os benefícios do consumo de chá

Se você ainda não se rendeu às maravilhas e sabores do chá, saiba que você está perdendo tempo e pode até mesmo se surpreender com os benefícios que o consumo de chá podem oferecer para a sua saúde.

Confira alguns dos principais benefícios de criar o hábito de consumir chá diariamente:

  1. Melhora a resistência muscular – a catequina propriedade antioxidante presente em alguns chás, como o chás verdes, por exemplo, tem a capacidade de aumentar a queima de gordura corporal, aumentando assim a resistência muscular;
  2. Auxilia na perda de peso – o consumo de chá pode ajudar a eliminar alguns quilinhos. Isso porque, segundo alguns estudos, o consumo de certos chás antes da prática de atividades físicas, auxilia na oxidação da massa de gordura corporal. Além de ajudar na redução dos triglicérides e no ganho de massa muscular;
  3. Previne doenças cardíacas – alguns estudos demonstram que consumir chá de uma a três xícaras ao dia ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças cardíacas. De acordo com o estudo pessoas que ingerem chás todos os dias podem reduzir em até 20% as chances de um ataque cardíaco e em 35% os riscos de um acidente vascular, além de reduzir os níveis de colesterol;
  4. Reduz o estresse – o consumo de chá como os feitos com ervas como a camomila, lavanda e cidreira estimulam e liberam hormônios que proporcionam a sensação de bem-estar e relaxamento, devido às suas propriedades sedativas e calmantes;
  5. Aumenta a imunidade – muitos dos nutrientes e propriedades presentes nos chás ajudam a fortalecer o nosso sistema imunológico. Prevenindo o desenvolvimento de infecções, ao estimular o corpo para combater os radicais livres e eliminar impurezas.

Agora que você já conhece os benefícios de consumir chá, certamente vai pensar em inserir essa deliciosa bebida no seu dia a dia.

Descubra se o consumo de chá em excesso pode causar algum efeito colateral e como evitar.

 

Realizar o consumo de chá em excesso pode fazer mal?

Após conhecer todas as maravilhas do consumo de chá, dá vontade de consumir litros dessa bebida, mas cuidado pois seu uso em excesso pode apresentar alguns efeitos colaterais, como veremos a seguir.

Mesmo se tratando de uma bebida natural, assim como tudo em excesso, o consumo de chá também pode fazer mal. Isso ocorre, pois algumas das propriedades dos chás, se consumidas em grandes quantidades, podem causar danos ao organismo.

Chás como o preto, verde e mate, por exemplo, contam com cafeína, que se ingerida em altas dosagens pode causar problemas como ansiedade, taquicardia e aumento dos níveis de pressão arterial. 

Além disso, ervas e plantas com propriedades relaxantes e calmantes como a camomila, se ingeridos em excesso também podem prejudicar a saúde. Isso porque, tais substâncias podem provocar sonolência, náuseas e vômitos. 

O uso de chá com propriedades digestivas, por exemplo, se consumido em altas quantidades pode causar problemas como azia. O chá de boldo, com grandes propriedades fitoterápicas, se não ingerido com cautela pode causar problemas no fígado.

Sendo assim, você pode e deve adotar o uso de chá desde que faça com parcimônia, evitando seus efeitos colaterais.

 

Qual a quantidade adequada para o consumo de chá?

Considerando a preocupação do consumo excessivo de chá, levantamos a questão: Qual a quantidade ideal de chá que devo consumir para aproveitar dos seus benefícios?

Não existe uma quantidade exata para o consumo adequado de chá, entretanto alguns especialistas não recomendam o consumo de mais do que 4 ou 5 xícaras dessa bebida por dia.

Isso de acordo com cada tipo de chá. Na dúvida procure a orientação de um médico ou profissional de saúde especializado em plantas e ervas com propriedades medicinais.

Quer inserir na sua rotina uma linha de chás adequada para cada um dos momentos do seu dia? Então você precisa conhecer a Leve da Terra, a primeira marca brasileira de chás inspirada na sabedoria Ayurveda.

Confira nossa linha completa de blends especiais e faça o uso de chá de forma adequada!

Por: Redação Leve da Terra/Bárbara Domingues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *