Equinácea, flor-de-cone, púrpura ou rudbéquia são todos nomes da mesma planta medicinal que é rica em: alcalóides, flavonóides e polissacarídeos,além de possuir propriedades anti-inflamatórias, antialérgicas e imunomoduladoras.
Devido às suas inúmeras propriedades, a equinácea tornou-se muito popular e passou a ser utilizada como remédio caseiro no tratamento de gripes e resfriados, e auxiliando no alívio da coriza e tosse.
A flor-de-cone é usada para o preparo de chás, compressa e cápsulas, onde são usadas normalmente as suas raízes e/ou folhas.
É possível encontrar a equinácea em mercados, feiras livres, lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação. Entretanto seu uso deve ser feito apenas sob orientação médica ou de um profissional da saúde especializado em plantas medicinais.
Saiba mais sobre os benefícios da equinácea, continue acompanhando o nosso artigo especial.
Para que serve a equinácea?
Como vimos anteriormente, a flor-de-cone possui ricas propriedades que fazem da planta um excelente remédio caseiro. Mas, para aproveitar melhor os seus benefícios é preciso entender para que essa planta serve e a forma correta de consumi-la, podendo assim aumentar a imunidade do seu organismo.
Veja a seguir as ações e melhor forma de usar a equinácea em algumas situações:
- Tratamento de infecções, inflamações e doenças virais – a flor-de-cone possui propriedades medicinais capazes de agir no combate de infecções, inflamações e até mesmo algumas doenças virais. Ao consumir a planta em forma de chá, ela atua como um remédio caseiro que aumenta a imunidade do organismo, auxiliando nessas situações;
- Alivia os sintomas gripais – devido às suas propriedades antioxidantes, antialérgicas e imunoestimulantes, a flor-de-cone em forma de chá é um ótimo remédio contra a gripe e resfriado. O preparo age no alívio dos sintomas como tosses, coriza, dor de garganta e fraqueza muscular;
- Desintoxica o organismo – a flor-de-cone possui ação desintoxicante e age no organismo da mesma forma que os sucos verdes, vermelhos e funcionais. Portanto, é uma maneira natural de ajudar o organismo a se desintoxicar. Apesar do seu chá ser muito nutritivo, deve-se consumi-lo somente sobre prescrição de um médico;
- Trata inflamações, infecções e lesões superficiais – graças às suas propriedades antimicrobianas e cicatrizantes, a equinácea atua no tratamento de inflamações como herpes e amigdalite, infecções urinárias e virais e também na cicatrização de lesões e feridas superficiais. Neste último caso, apenas se houver a indicação de um especialista.
A melhor forma de aproveitar as ricas ações e propriedades da flor-de-cone é consumindo o chá desta planta. Que tal aprender como prepará-lo? Confira a seguir!
Aprenda a preparar o chá de equinácea
O chá é a forma mais comum de consumir a flor-de-cone e se beneficiar com todos os seus ricos componentes.
Veja o passo a passo do preparo do chá:
Ingredientes
- 1 colher de chá da raiz ou folhas de equinácea;
- 1 xícara de água quente.
Modo de preparo
Coloque as raízes ou folhas da flor-de-cone em um recipiente e adicione a água fervente. Deixe em repouso por aproximadamente 15 minutos, coe antes de beber. O chá pode ser ingerido duas vezes ao dia.
Além do uso por via oral, com o chá da flor-de-cone, ainda existe outra forma de uso desta planta, para realização de compressas.
Compressa de equinácea
Outra forma natural e saudável de usar a flor-de-cone, é o uso de compressa para a pele, aplicando uma pasta à base das raízes e folhas da planta.
Para o preparo da pasta é preciso de folhas e raízes da planta e um pano úmido de água quente. Basta amassar as folhas e raízes, com um pilão, até formar uma pasta. Depois aplica a pasta na região afetada com a ajuda do pano umedecido com água quente.
Contraindicações para o uso da planta
Apesar dos muitos benefícios atribuídos à planta, principalmente em forma de chá, seu uso não é indicado para algumas pessoas. Como as que sofrem de tuberculose, HIV e esclerose múltipla.
Além disso, a planta pode provocar reações alérgicas para quem tem alergia a mesma podendo ocasionar em coceiras e crises asmáticas, e não deve ser consumida por grávidas ou crianças.
Seu consumo em excesso pode causar náusea, vômito, dor estomacal, diarreia, febre, dor de garganta, dor muscular, dor de cabeça, tontura, insônia e gosto amargo na boca.
Conclusão
Como vimos, são inúmeros os benefícios da equinácea ou flor-de-cone para aumentar a imunidade do organismo. Sendo a planta indicada como remédio caseiro, uma solução natural e saudável para o tratamento e alívio de diversas doenças.
Para o uso do seu chá é preciso da orientação de um médico ou profissional especialista no uso de plantas medicinais. Dessa forma, você poderá usufruir da melhor maneira possível de todas as ricas propriedades desta planta, sem o risco de sofrer algum efeito colateral.
Gostou deste conteúdo? Então fique atento ao nosso blog e confira mais sobre o mundo das ervas e plantas com ricas propriedades medicinais!
Por: Redação Leve da Terra/Bárbara Domingues