A erva-gateira também conhecida como Catnip é uma planta com propriedades medicinais, originária da Europa e Mediterrâneo, podendo ser cultivada em várias lugares do mundo, devido às suas ações que auxiliam no tratamento de distúrbios digestivos, febre e do sistema nervoso.
Os efeitos terapêuticos da Catnip são extraídos das suas partes aéreas, usadas para o preparo de chás, pomadas e até mesmo tinturas.
Seu uso é popular desde a Roma Antiga, de onde se tem registro da utilização da erva-gateira como tempero para carnes.
Mas, foi na Europa que a Catnip ganhou notoriedade, especialmente pelos efeitos causados em felinos, principalmente em gatos domésticos.
Para descobrir mais sobre os benefícios que a erva-gateira ou catnip pode oferecer para a saúde, continue acompanhando a leitura e surpreenda-se com as maravilhas que essa planta pode fazer.
Para que usar a erva-gateira?
Devido aos seus componentes como: citronelol, geraniol, nepetalactone e glicosídeos a erva-do-gato oferece inúmeros benefícios, podendo auxiliar no tratamento em algumas situações, como:
- Gripes e resfriados;
- Tosses;
- Distúrbios digestivos;
- Cólicas;
- Hemorróidas;
- Alívio do estresse;
- Inchaço causado por excesso de gases;
- Febre;
- Diarreia;
- Problemas relacionados ao sono;
- Artrite e reumatismo;
- Dores de cabeça;
- Desinfetar feridas.
Existem muitas formas de aproveitar os benefícios da erva-do-gato, entre elas as mais populares são: chá, pomada e tintura.
Que tal aprender como preparar o chá Catnip e inserir no seu dia a dia como tratamento natural para diversos casos?
Como preparar o chá de erva-gateira?
Se você procura por um “remédio natural” para auxiliar no tratamento de problemas digestivos, gripes, febres, diarreias, dentre outros, aprenda a preparar o chá da erva-gateira.
Ingredientes
- 1 colher de chá das partes aéreas secas da erva-gateira;
- 1 xícara de chá de água fervida.
Modo de Preparo
Adicione as partes aéreas da erva-do-gato em uma xícara e acrescente a água fervente. Deixe repousar por aproximadamente 10 minutos, tampe a xícara para evitar que os óleos voláteis escapem, em seguida coe e deixe amornar. Recomenda-se consumir uma xícara desse chá, três vezes por dia.
O chá da erva-do-gato é indicado para o tratamento de gripes, problemas estomacais, má digestão, alívio de cólicas e redução de estresse.
Agora que você aprendeu como preparar o chá desta erva com ricas propriedades medicinais, confira outras formas de uso da erva.
Outras formas de usar a erva-gateira
Como mencionamos no início, a Catnip pode ser usada de diferentes formas, como a tintura. Mas, essa tintura não é usada para a pintura corporal ou do cabelo, se trata de uma solução via oral.
A tintura de Catnip é um preparo alcoólico mais forte que o chá, tendo uma maior durabilidade, possibilitando que a planta seja conservada durante o ano todo.
Essa solução pode ser ingerida em doses de 5 ml, três vezes ao dia, misturada com um pouco de chá ou água. É indicada para o tratamento de distúrbios digestivos e dores de cabeça. A quem use essa solução para massagear partes do corpo doloridas por conta de artrite ou reumatismo.
Já a pomada de Catnip é indicada para o tratamento de hemorróidas, podendo ser aplicada de 2 a 3 vezes por dia. A pomada pode ser encontrada em farmácias e ervanários.
Importante ressaltar que antes de usar qualquer uma das formas da erva-do-gato é necessário procurar um médico ou especialista em plantas medicinais para saber se o uso da erva é de fato indicado para o tratamento do seu problema.
Descubra a seguir os efeitos colaterais e contra indicações da erva-gateira.
A erva-gateira pode causar efeitos colaterais?
Apesar de se tratar de uma planta com propriedades medicinais, o uso da erva-gateira em excesso pode causar dores de cabeça, vômitos e desconfortos. Seu uso durante o período menstrual pode aumentar a hemorragia.
Além disso, mesmo se tratando de uma planta segura, não existe comprovação da sua segurança para mulheres grávidas, que não devem usar a Catnip durante a gravidez.
Conclusão
Espero que você tenha gostado de aprender sobre os benefícios da erva-do-gato, uma planta com propriedades medicinais que era usada desde a Roma Antiga, se popularizou na Europa e Mediterrâneo, chegando em todas as partes do mundo.
Atualmente a erva-do-gato é também usada no setor pet, pelos efeitos que a planta causa nos felinos domésticos. Mas, as suas ações no organismo humano são ainda mais surpreendentes se usadas de forma adequada sob orientação de um médico ou profissional especializado em plantas medicinais.
Se você ficou interessado nos benefícios da erva-do-gato consulte seu médico para saber se você pode consumir a planta, qual a dosagem mais indicada para não provocar nenhum efeito colateral.
Confira a forma mais indicada para o seu tratamento de usar a erva-do-gato, em chá, tintura ou pomada, e lembre-se só faça o uso desta planta sob prescrição e orientação de um médico ou especialista em plantas medicinais, para poder aproveitar de todas as propriedades da planta.
Por: Redação Leve da Terra/Bárbara Domingues