Descubra os benefícios da erva de São João para diversos tratamentos

erva-de-sao-joao

A erva de São João, conhecida popularmente como hipericão ou hipérico, é uma planta com propriedades medicinais que conta com ações antidepressivas que auxiliam no tratamento da depressão, e dos sintomas relacionados à ansiedade e tensão muscular.

Apesar dos seus inúmeros benefícios, o uso da erva de hipericão com certos medicamentos pode causar interações. Devido a esse fator, alguns países como Japão, Reino Unido e Canadá estão em processo para adicionar ao rótulo de produtos feitos a base da planta as suas contra indicações. Já a França proibiu o uso da erva na fabricação de produtos.

Entretanto, estudos já comprovaram os benefícios desta planta no tratamento contra a depressão leve a moderada, podendo ser utilizada para o combate de sintomas que acompanham a doença como: fadiga, perda ou excesso de apetite, ansiedade, insônia, entre outros.

Acompanhe este artigo e surpreenda-se com os inúmeros benefícios da erva de São João.

 

 Principais indicações do uso da erva de São João

Como já mencionamos anteriormente a erva de hipericão possui ação antidepressiva podendo combater alguns níveis de depressão, mas seu uso não é limitado apenas a este tipo de tratamento.

A erva de São João possui propriedades antifúngicas, antidepressivas, antioxidantes, antibacterianas, analgésicas, antivirales, diuréticas, anti-inflamatórias e antiespasmódicas. Sendo seu uso indicado no tratamento de:

  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Feridas em processo de cicatrização;
  • Dores musculares;
  • Leves queimaduras;
  • Hematomas;
  • Síndrome da boca ardente;
  • Psoríase;
  • Reumatismo;
  • Sintomas de déficit de atenção;
  • Síndrome de fadiga crônica;
  • Síndrome do intestino irritável;
  • Sintomas associados à TPM;
  • Hemorróidas;
  • Enxaqueca;
  • Herpes genital;
  • Cansaço.

Existem diferentes formas de usar a erva de hipericão, a mais comum para o tratamento de diferentes situações, como as citadas acima, é o uso da planta em forma de chá.

Aprenda como preparar o chá da erva e se surpreenda com os seus ricos benefícios.

 

Como preparar o chá de erva de São João?

Entre as diversas possibilidades de aproveitar as propriedades da erva de hipericão, a mais comum e indicada é o chá. Uma bebida que oferece inúmeros benefícios ao organismo e pode ajudar em diferentes tratamentos.

Veja como é fácil preparar o chá desta benéfica e eficiente erva.

Ingredientes

  • 1 colher de chá ou 2 a 3g de flores e folhas da erva de São João seca;
  • 250 ml de água.

Modo de Preparo

Ferva a água em uma panela, depois desligue o fogo, adicione a erva de hipericão, tampe o recipiente e deixe descansar de 5 a 10 minutos. Coe, espere amornar e consuma. Recomenda-se beber o preparo de 2 a 3 xícaras por dia, após as refeições.

Depois de aprender como preparar o chá de erva de hipericão, que tal conferir as contraindicações para o uso da planta?

 

Para quem não é indicado o uso da erva de hipericão?

Em alguns casos e situações específicas não é recomendado o uso da erva de São João. Entre eles: crianças menores de 12 anos, pessoas alérgicas ou com sensibilidade à planta, ou pessoas com níveis de depressão elevados.

Também não é indicado o uso da erva de hipericão por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, mulheres que utilizam anticoncepcionais orais, pois a planta pode alterar a eficácia do medicamento.

Pessoas que usam antidepressivos de recaptação também não devem utilizar em hipótese alguma a erva de hipericão.

Agora que você já sabe quem não deve fazer o uso da erva de hipericão, conheça outras formas de consumir essa planta, além do seu chá.

 

Formas de aproveitar os benefícios da erva de São João

O chá pode ser a forma mais comum de consumir a erva de hipericão ou São João, mas não é a única. A planta também serve como base para a produção de outros produtos, podendo ser consumida, por exemplo, em cápsulas.

As cápsulas da erva de São João podem ser consumidas 3 vezes ao dia, com o uso de uma cápsula após as refeições, sob prescrição médica ou de um fitoterapeuta.

Muitas pessoas não sabem, mas a erva de hipericão ou São João, também pode ser usada na fabricação de tintura. Sendo seu uso indicado apenas, se houver indicação médica ou por profissional especializado em plantas medicinais.

 

Conclusão

Se você enfrenta problemas de depressão leve a moderada e procura por um medicamento natural, que seja capaz de diminuir os sintomas que esta doença traz, o uso da erva de São João pode ser um grande aliado.

Mas, antes de começar a usar a planta por conta própria, consulte seu médico para saber se você pode consumir a erva sem restrições e veja qual a melhor forma de aproveitar dos seus benefícios.

Consulte um especialista em plantas medicinais e descubra como a erva de São João pode ser utilizada no tratamento das diversas situações.

E não esqueça de verificar quantas doses do chá ou até mesmo da cápsula são recomendadas para o seu tipo de tratamento.

 

Por: Redação Leve da Terra/Bárbara Domingues

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *