Emagrecer não necessariamente rejuvenesce, mas pode aumentar a longevidade. Mais do que isso, dá uma sensação de bem-estar.
Pesquisas
Estudos feitos realizados por especialistas da Saint Louis University e Pennington Biomedical Center Louisiana, revelam que reduzir calorias é funciona tão bem ou até mais do que as técnicas conhecidas de fonte da juventude, além de reduzir o risco de doenças como câncer, diabetes e doenças cardíacas. E, é claro, reduzir o consumo de calorias também ajuda a emagrecer.
Segundo Eric Ravussin, um dos especialistas que conduziram as pesquisas, se alguém a partir dos 25 anos de idade reduzir 15% das calorias consumidas diariamente, pode ter um acréscimo de 4,5 anos de vida.
Esta média é uma estimativa a qual se chegou a partir dos testes feitos em animais. Ainda há mistérios quanto a isso, pois os cientistas não têm certeza do motivo das calorias restritas reduzirem o envelhecimento. De forma simplificada, o que se acredita é que o consumo de menos calorias reduz o índice metabólico, o que gera menos radicais livres prejudiciais. Curiosamente, uma hipótese é que menos calorias podem reduzir o hormônio produzido pela tireoide (T3), desacelerando o metabolismo e o envelhecimento dos tecidos. No entanto, há evidências de que calorias restritas de fato reduzem o risco de diversas doenças que podem vir a ser motivos de óbito. Estudo feito com roedores mostra que os que tiveram calorias restringidas envelheceram menos. Tiveram menos decadência física e melhores condições como musculatura, por exemplo, do que os outros que acabaram perdendo massa muscular e ganharam gordura.
Existem limites
Porém, este mesmo estudo aponta que há um limite de redução de calorias, pois ao reduzir demasiadamente as calorias, há chance de morrer de fome, literalmente.
A estimativa do pesquisador Phelan da UCLA é de que 40 anos de alimentação com calorias restringidas significa um aumento de 3 a 7% de longevidade, ou seja, aproximadamente 4 anos a mais de vida.
Ele reforça que a dieta com calorias restritas não necessariamente leva à uma vida mais longa, mas que com certeza leva a essa sensação. A recomendação de Phelan é tentar manter um peso saudável sem ter que abrir mão de todos os prazeres da vida, pois viver anos sofrendo para ter um corpo magro não compensa os anos que eventualmente podem ser ganhos com isso. Moderação parece ainda ser a melhor solução.