Chá e epigenética: como essa bebida pode interferir no metabolismo?

cha-e-epigenetica

Chá e epigenética podem ser dois aliados uma vez que o consumo de certos chás considerados fitoquímicos pode influenciar nas atividades celulares do nosso corpo. A epigenética ou mudanças dos genes podem ocorrem devido ao contato com as mais diversas substâncias.

Para compreendermos melhor o que é a epigenética, devemos entender o material genético que forma nosso DNA, este é influenciado por diferentes compostos do ambiente em nossa volta.

É aí que entra a relação do chá e epigenética, já que essa bebida é composta por fitoquímicos (compostos químicos encontrados nas plantas), que ao interagirem com o núcleo celular podem silenciar ou desligar os genes relacionados a determinados transtornos e problemas de saúde, diminuindo assim os riscos do desenvolvimento de certas doenças.

Quer entender melhor essa relação entre chá e epigenética? Então, não deixe de acompanhar este artigo exclusivo.

 

Veja como chá e epigenética estão interligados

Estudos realizados pela Universidade de Uppsala na Suécia, mostram que café e chá desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de doenças em seres humanos. 

Dessa forma, chá e a epigenética estão interligados de maneira positiva reprimindo o risco de sérios problemas de saúde como progressão tumorais, reduz inflamações e influencia o metabolismo do estrogênio ( que podem ser mediados por mudanças epigenéticas).

Tais estudos ainda mostraram que a relação do chá associado a epigenética apresenta apenas alterações dos genes femininos, mas não masculinos. 

Além disso, muitas dessas alterações envolvem o consumo de chá e somente a epigenética feminina, abrangendo os genes do câncer e do metabolismo do estrogênio.

Isso porque, estudos realizados anteriormente também envolvendo o chá e a epigenética, mostraram que o consumo desta bebida pode reduzir os níveis de estrogênio, evidenciando a diferença significativa entre a resposta biológica ao chá em homens e mulheres.

De acordo com a pesquisa, as mulheres ingeriram quantidades maiores de chá em comparação aos homens, o que facilitou encontrar essa relação de entre o chá e a epigenética.

Os dados levantados nesta pesquisa, indicam que alimentos com substâncias ativas podem interferir com os mecanismos e modificar a ativação de certos genes, podendo aumentar ou diminuir o risco de desenvolvimento de doenças. 

 

Qual a conclusão da pesquisa sobre a relação do chá e epigenética?

Os estudos da universidade sueca com análises anteriores mostraram que as catequinas, substâncias encontradas em determinados chás, podem ser um dos princípios ativos com fatores protetores que estão ligados ao desenvolvimento de doenças. 

Entretanto, ainda seriam necessários a realização de novos estudos que envolvem chá e epigenética a fim de estabelecer quais as ações do chá para prevenção e redução de risco do desenvolvimentos de doenças, e se diferentes tipos de chá podem oferecer efeitos diferentes aos genes.

Em contrapartida, estes estudos dão margem para novas pesquisas no futuro que podem investigar sobre a relação do chá e epigenética e mais do que isso, a respeito da alimentação relacionada às mudanças genéticas e a maneira com determinados alimentos podem influenciar no desenvolvimento de doenças ou até melhorando a qualidade de vida.

Depois de entender qual a relação do chá e epigenética e como essa bebida, associada a dias frios pode beneficiar o nosso corpo, que tal conhecer uma linha de chás de alta qualidade e que oferecem inúmeros benefícios para o seu organismo?

 

Conheça a linha de chás que oferecem benefícios para o organismo

A Leve da Terra não é apenas mais uma linha de chás, destas que estamos acostumados a encontrar no mercado. É a primeira marca de chás inspirados na sabedoria Ayurveda.

Somos formados por um grupo de pessoas inquietas que trabalham por horas a fio, totalmente dedicadas e envolvidas em uma rotina de trabalho típicas das cidades grandes. Por isso, pensamos em trazer ao mercado produtos que ajudassem a promover o equilíbrio, proporcionar saúde e cuidados com o corpo e mente. Como a relação do chá e epigenética.

Dessa forma, decidimos criar a nossa marca, partindo da nossa paixão por chás e tudo o que acompanha este ritual, além da vontade de nos conectarmos com a natureza e encontrar a harmonia que tanto buscamos. 

Sendo assim, a Leve da Terra acredita na relação do chá e epigenética e mais do que isso que essa bebida de tradição milenar é uma grande aliada para proporcionar equilíbrio e bem-estar, principalmente em se tratando de saúde física, mental, beleza e relaxamento.

Portanto, sabemos que o envolvimento do chá e epigenética vai muito além da relação com o risco de desenvolvimento de doenças, mas também com equilíbrio da mente e corpo.

A Leve da Terra conta com três opções de blends de chá, ideais para cada hora do seu dia, são eles: 

  • Blend diurno – uma combinação de ingredientes perfeita para começar seu dia mais leve e com disposição;
  • Blend womankind – ingredientes manipulados e selecionados por especialistas especialmente para a saúde e organismo feminino;
  • Blend noturno – harmoniza perfeitamente ingredientes que proporcionam relaxamento para uma boa noite de sono.

Surpreenda-se com o poder do chá e epigenética, aproveite e experimente a deliciosa linha de chás da Leve da Terra!

Por: Redação Leve da Terra/ Bárbara Domingues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *