A grande maioria de nós conhece marshmallow como um doce macio e bem gostoso. Mas na verdade o nome do doce foi dado porque originalmente os fabricantes usavam a planta marshmallow para a confecção do doce. Não se sabe exatamente quando o famoso Marshmallow foi criado. No entanto, há registros históricos apontam que os egípcios em 2000 a.C. já utilizavam esta planta com fins medicinais para deuses e realezas apenas. Hoje em dia, é mais comum encontrar este doce com gelatina em substituição à raíz de marshmallow.
A raiz de marshmallow, ou Althaea officinalis, é uma planta que tem desempenhado um papel na medicina herbal há séculos e é da família das Malváceas, a mesma do hibisco. Sua raiz tem uma casca marrom e fibrosa. As flores, a raiz e as folhas da planta de marshmallow são comestíveis. As propriedades medicinais da raiz de marshmallow vêm da mucilagem, ou substância semelhante a seiva, produzida pela planta.
Esta mucilagem da planta contém antioxidantes, além de formar um revestimento sobre a pele e o trato digestivo. Portanto, essa “capa” protetora pode ajudar em sintomas de irritação da pele e problemas digestivos, como úlceras.
A raiz de marshmallow pode ser encontrado na forma de pó, cápsula, chá e xarope para tosse.
Ainda não há investigações conclusivas sobre os efeitos da raiz de marshmallow em humanos. A pesquisa até o momento envolveu poucas pessoas, portanto, a escala ainda é pequena. A MedicalNewsToday fez um levantamento de alguns estudos que mostraram os principais benefícios.
Benefícios do marshmallow
-
Alivia tosse
Alguns xaropes, pastilhas, ervas e gotas para tosse contêm raiz de marshmallow. A mucilagem pode ter um efeito calmante sobre o esôfago, revestindo-o.
Um estudo descobriu que as crianças que tomavam uma mistura de ervas que continha marshmallow e outras ervas, como camomila e malva comum, tinham uma tosse menos severa e acordaram menos à noite, do que aqueles que receberam placebo. No entanto, este estudo não analisou os efeitos da raiz de marshmallow isoladamente, portanto, outras ervas na mistura podem ter sido responsáveis pelos efeitos medicinais.
Em outro estudo também com uma amostra pequena, sugere que as crianças que receberam uma mistura de ervas contendo raiz de marshmallow e outras plantas medicinais, tiveram menos e menos prolongadas infecções respiratórias.
-
Melhora a sensação de boca seca
A boca seca crônica (xerostomia) pode causar aumento de cáries, doenças nas gengivas e infecções dentárias. Boca seca geralmente significa que uma pessoa tem pouca saliva na boca. Algumas das causas podem ser: uso de anti-histamínicos, medicamentos para pressão sanguínea, problemas neurológicos e doenças auto-imunes.
Pessoas que apresentam hipossalivação, ou seja, baixo nível de saliva, podem se beneficiar do uso da raiz de marshmallow. Estudo comprova que este remédio herbal ajudou com sintomas a combater a sensação da boca seca ingerindo pastilhas de raiz de marshmallow. A recomendação é que a pastilha se dissolva lentamente na boca, evitando mastigá-la.
Além das pastilhas, pode ser fazer chá de raiz de marshmallow e beber 2 a 3 xícaras por dia.
-
Protege contra úlceras
Um estudo de 2015 descobriu que o extrato de flor de marshmallow poderia ajudar a proteger o intestino das úlceras gástricas. Os pesquisadores sugerem que a mucilagem e flavonóides na planta marshmallow podem cobrir e proteger o revestimento mucoso do estômago, o que pode reduzir o risco de certas úlceras.
-
Acalma irritação da pele e possui efeito cicatrizante
A raiz de marshmallow pode ajudar na irritação e inflamação da pele. Um estudo sugere que sua aplicação tópica tem um efeito curativo e pode ajudar com eczema e danos causados pela radiação UV ou exposição ao sol, mas não substitui o protetor solar. A radiação UV do sol é uma das principais causas de câncer de pele e também pode causar envelhecimento prematuro da pele.
-
Protegendo a garganta do refluxo gástrico
Quando o refluxo gástrico ocorre, o ácido do estômago flui de volta para a garganta, o que pode causar danos ao esôfago. O efeito demulcente, pelo qual a mucilagem reveste o esôfago, pode protegê-la dos ácidos prejudiciais do estômago.
Neste caso a forma de raiz em pó da planta pode ser mais eficaz do que um chá ou tintura, pois a erva precisa de contato direto com as membranas para cobrir a garganta.
Este texto é informativo apenas, recomenda-se consultar um médico ou outro profissional da saúde para uma orientação específica antes de usar as indicações ccomo remédios ou outra finalidade medicinal.