Dieta ayurvédica é uma alimentação baseada não apenas na melhora da digestão como também em proporcionar o equilíbrio entre saúde física e mental, auxiliando na prevenção das mais diversas doenças.
Dessa forma, a dieta ayurvédica procura encontrar a melhor abordagem alimentar de acordo com as particularidades de cada corpo, também chamado de dosha dominante e nos pontos de desequilíbrio, que podem ser provocados por questões mentais, estilo de vida e má alimentação.
Portanto, a alimentação ayurveda é baseada nos diferentes ciclos da natureza. Com natureza, estamos nos referindo a natureza interna de cada indivíduo, considerando seu processo digestivo, idade e emoções. Já no que se refere ao lado externo, consideramos as propriedades alimentícias, as estações do ano e momento do dia.
Sendo assim, ao adotar a prática da dieta baseada na sabedoria Ayurveda estamos aderindo um hábito que concentra-se na cura do corpo e mente de forma holística, combinado ciência, psicologia, filosofia e espiritualidade. Além de considerar os hábitos de vida, rotina e claro a alimentação.
Conheça mais a respeito da dieta ayurvédica a seguir!
Como aderir a dieta ayurvédica?
Ao adotar a dieta baseada na fisosofia ayurvédica deve-se priorizar o consumo de alimentos naturais e saudáveis como frutas, legumes, hortaliças, castanhas, proteínas com baixo teor de gordura, cereais, laticínios, ervas e especiarias.
Entretanto, alimentos ultraprocessados e fast foods devem ser evitados como: refrigerantes, pizzas, batata frita, salgadinhos, sorvetes, entre outros.
É importante ressaltar que a dieta ayurvédica é personalizada de acordo com o Dosha dominante de cada indivíduo, para que possa determinar quais alimentos devem ser adotados para proporcionar o equilíbrio do corpo e da mente.
Considerando isso, entenda quais os tipos de alimentos são permitidos para cada Dosha.
- Pitta
Pessoas com o Dosha dominante Pitta devem ingerir principalmente em sua dieta baseada na filosofia Ayurveda alimentos frios e quentes com sabor amargo, doce e adstringente.
Dessa maneira, o indivíduo com Dosha Pitta dominante pode consumir pequenas porções de aves, tofu e clara de ovo. Pode consumir leite, ghee e manteiga, além de frutas como laranja, pêra, banana, abacaxi, melão, coco e manga.
No caso dos legumes e verduras optar pelos doces e amargos como o repolho, couve-flor, aipo, pepino, abobrinha, batata-doce, abóbora e couve-de-bruxelas.
A ingestão de leguminosas também é permitida, como grão-de-bico, lentilha, feijão preto e roxo. Cereais como a cevada, arroz branco, macarrão e pão.
Do grupo das sementes e castanhas são indicadas a semente de abóbora, de girassol e a linhaça. Já entre as ervas e especiarias são recomendadas a pimenta preta, cominho, canela, coentro e cúrcuma.
2. Kapha
A dieta ayurvédica para os indivíduos com o Dosha Kapha dominante prioriza alimentos quentes e com os sabores ácidos, amargo e adstringente.
Sendo assim, é permitida a ingestão de quantidade moderada de aves, frutos do mar e clara de ovo. Leite desnatado, leite de cabra e bebidas à base de soja.
No grupo das frutas são recomendadas a maçã, pêra, romã, cereja e frutas secas como a passa, figo e ameixa. Entre as verduras e legumes são indicadas as folhas verdes, cebola, batata, cogumelos, quiabo e rabanete.
Já as leguminosas que podem ser adotadas nesta dieta destaca-se a lentilha, o feijão preto e branco. Entre os cereais estão a aveia, centeio, trigo, milho e cevada. Castanha e sementes também são bem-vindas, em especial as sementes de girassol, de abóbora e a linhaça.
Quanto às ervas e especiarias, as mais indicadas para a alimentação ayurvédica do Dosha Kapha são o cominho, pimenta preta, cúrcuma, gengibre, canela, manjericão, orégano e tomilho.
3. Vata
As pessoas com o Dosha Vata dominante devem adotar uma dieta ayurvédica baseada em alimentos cozidos e suculentos, como caldos e sopas, além de comidas com os sabores salgado, doce e ácido.
Portanto, a alimentação ayurvédica do Dosha Vata pode incluir quantidades moderadas de aves, frutos do mar e tofu. Alguns derivados do leite como manteiga, iogurte, queijo e ghee.
Frutas maduras e adocicadas como, banana, manga, morango, pêssego e ameixa. Legumes e verduras desde que estejam cozidos como beterraba, batata-doce, cebola, cenoura e vagem.
No grupo das leguminosas a alimentação ayurvédica permite o consumo de lentilha, grão-de-bico e feijão mungo. Entre os cereais destacam-se a aviva e o arroz cozidos.
Já as castanhas e sementes adotadas para essa dieta ayurvédica estão as nozes, castanha-do-pará, sementes de chia, linhaça e de girassol.
Entre as ervas e especiarias incluídas nesta dieta estão o cardamomo, gengibre, cominho, manjericão, cravo, orégano, tomilho e pimenta preta.
Conheça a linha de chás ideal para a dieta ayurvédica
Tornar as pessoas mais felizes, saudáveis, bonitas e equilibradas com a natureza, esse é o slogan da Leve da Terra, a primeira marca de chás inspirada na filosofia milenar e dieta ayurvédica.
Acreditamos que o chá é um grande aliado para promover o equilíbrio e bem-estar, em especial da nossa saúde física e mental, além de promover beleza e relaxamento, sendo ideal para uma boa dieta ayurvédica.
Venha se beneficiar e deliciar com a nossa linha de chás!
Por: Redação Leve da Terra/Bárbara Domingues