As propriedades calmantes da erva doce são muito populares na medicina alternativa, tornando a erva o tratamento mais indicado para determinadas complicações. Devido ao seu efeito relaxante, a maneira mais comum de consumir a planta é na forma de chá.
Mas, engana-se quem acredita que os benefícios e propriedades da erva doce são apenas encontrados na forma de chá. Seu valor é reconhecido em diversos tipos de tratamentos medicinais alternativos, sendo comumente aplicada em cosméticos para cuidados da pele.
Além disso, não são apenas as propriedades calmantes da erva doce que fazem da planta tão popular. Seu aroma e sabor adocicado fazem da erva uma especiaria indispensável na culinária.
Quer conhecer mais sobre as propriedades calmantes da erva doce? Então continue a leitura deste artigo e surpreenda-se com os benefícios desta planta.
Saiba mais sobre as propriedades calmantes da erva doce
Como mencionamos anteriormente, o efeito relaxante da erva doce fez do uso da planta algo popular, como remédio caseiro e natural, de grande importância para a medicina alternativa.
Mas, o uso das propriedades calmantes desta planta vão muito além disso. Graças ao efeito calmante da planta ela é usada para o tratamento e alívio de diferentes casos, como:
- Ajuda a amenizar as cólicas intestinais;
- Auxilia na diminuição do inchaço e desintoxicação;
- Reduz os gases intestinais;
- Melhora a digestão;
- Fortalece a resistência do organismo;
- Possui ação antioxidante.
Além das propriedades calmantes presentes na erva doce, existem outras que contribuem para os seus inúmeros benefícios, são elas:
- Ácido málico;
- Anetol;
- Vitaminas A, B e C;
- Ácido fólico;
- Ferro;
- Cobre;
- Cálcio;
- Selênio;
- Magnêsio;
- Manganês;
- Zinco;
- Niacina;
- Tiamina;
- Flavonóides.
A maneira mais comum de aproveitar as propriedades calmantes da erva doce é através do chá da planta, preparado usando os caules, folhas e sementes. Estes podem ser encontrados em supermercados, feiras livres e lojas de produtos naturais.
Veja alguns motivos para consumir o chá e se beneficiar de todas as propriedades calmantes encontradas na erva doce.
Porque consumir o chá de erva doce?
Só pelo fato de possuir propriedades nutritivas e calmantes já seria um motivo suficiente para consumir o chá de erva doce. Entretanto, para aqueles que ainda não estão convencidos da importância das propriedades calmantes encontradas na erva doce em forma de chá, aí vão algumas vantagens de consumir esse remédio caseiro.
Valor Medicinal
A planta da erva doce é composta por flores brancas e frutos secos onde se encontram as suas sementes, cujo valor medicinal pode ser comprovado no tratamento de uma série de problemas de saúde graças às suas propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas, antimicrobianas, analgésicas e digestivas.
Trata problemas digestivos e dores de cabeça
Devido às propriedades calmantes presentes na erva doce, o seu chá se tornou um grande aliado no alívio de dores de cabeça e problemas digestivos como constipação, inchaço abdominal, gases e sintomas de gastrite.
Fonte de vitamina C
As propriedades calmantes apresentadas pela erva doce combinadas com a vitamina C, ajudam a aumentar a imunidade e fortalecer o sistema imunológico.
Contribui para o alívio de cólicas menstruais
Devido às suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, o chá de erva doce age diretamente nas tensões musculares, controlando e regulando as dores menstruais.
Alivia os sintomas do estresse e ansiedade
As famosas propriedades calmantes da erva doce ajudam a relaxar a mente, aliviando os sintomas do estresse e ansiedade, melhorando assim a qualidade do sono, combatendo alguns distúrbios, como a insônia.
Depois de conhecer mais sobre os benefícios das propriedades calmantes presentes na erva doce em chá, que tal aprender como preparar essa infusão?
Como preparar o chá de erva doce?
Já mencionamos anteriormente que as propriedades calmantes da erva doce em forma de chá trazem inúmeros benefícios à saúde. Vamos aprender agora como preparar o chá dessa maravilhosa planta.
Ingredientes
- 2 colheres de chá de semente de erva-doce seca
- 1 xícara de água quente
Modo de preparo
Aqueça a água em uma panela ou chaleira, deixe no fogo até ferver. Depois, coloque as sementes de erva doce em uma xícara, despeje a água quente, tampe e deixe descansar por cerca de 5 minutos. Coe e sirva-se.
Como você pode ter notado, é muito fácil se beneficiar das propriedades calmantes da erva doce, seguindo o passo a passo para preparar o chá.
Conclusão
São notórios benefícios das propriedades calmantes da erva doce para o nosso organismo. E saber de que forma a planta age no tratamento de diferentes tipos de problemas de saúde, fica mais fácil se convencer de que é uma boa ideia inserir o chá da planta no dia a dia.
Entretanto, as propriedades calmantes da erva doce podem causar efeitos colaterais em certas pessoas, sendo recomendado o uso do seu chá após uma conversa com um médico ou profissional de saúde especializado em plantas medicinais.
Agora que você está ciente de como as propriedades calmantes da erva doce podem te beneficiar, tenho certeza de que irá preparar o seu chá.
Por: Redação Leve da Terra/Bárbara Domingues