Os benefícios do hibisco para a saúde ganhou fama devido às suas propriedades terapêuticas que favorecem o nosso organismo. A forma mais tradicional de consumir a planta é o chá de hibisco, popular entre os povos antigos e comprovada sua eficácia pela ciência.
A Hibiscus syriacus L, popularmente conhecida como hibisco, é uma planta fitoterapêutica originária da África. Seu uso é recorrente na gastronomia e comumente consumido na forma de chá, uma infusão feita com o seu cálice.
Além disso, os benefícios do hibisco foram reconhecidos desde a Idade Média, tendo também valor decorativo e na fabricação de produtos cosméticos por conta da sua cor rosada e aroma.
Atualmente, os benefícios do hibisco para a saúde tornaram-se popularmente conhecidos por conta das propriedades relacionadas ao emagrecimento.
Descubra quais os benefícios do hibisco para a saúde a seguir.
Benefícios do hibisco para a saúde
Como citado anteriormente, a forma mais comum de se consumir o hibisco é no preparo do seu chá. E neste formato são muitos os benefícios do hibisco para a saúde devido às suas ricas propriedades.
Para o melhor aproveitamento das propriedades e benefícios do hibisco, o preparo do seu chá é feito a partir do cálice do botão da planta, que normalmente pode ser encontrado em lojas que vendem produtos naturais.
Sendo assim, são benefícios atribuídos ao consumo do chá de hibisco:
- Auxilia na perda de peso – uma das substâncias presentes no chá de hibisco são as antocianinas, um antioxidante que auxilia a evitar o acúmulo de gordura. Isso ocorre porque tais substâncias reduzem a produção das células adiposas. Outro benefício do chá é que o mesmo possui a capacidade de bloquear a enzima amilase, que converte o amido em açúcar. Portanto, ao consumir o chá depois das refeições ajuda a absorver os carboidratos;
- Controle do colesterol – um dos principais benefícios do hibisco para a saúde é conter antioxidantes e bioflavonóides, podendo assim controlar os níveis de colesterol no organismo. O consumo do chá eleva as taxas de HDL, chamada de colesterol bom, e reduz as de LDL, também conhecido como colesterol ruim e os triglicerídeos. Sendo assim, um dos benefícios do hibisco associados à saúde neste caso é que a planta atua como protetor do coração e dos vasos sanguíneos, evitando problemas cardiovasculares;
- Ação diurética – ao consumir uma porção do chá de hibisco diariamente, as pessoas que sofrem com a retenção de líquidos e inchaços, podem eliminar tais líquidos através da urina já que o chá estimula essa ação;
- Diminui a pressão arterial – entre os muitos benefícios do hibisco para a saúde, o efeito diurético do chá é bastante relevante, estimulando o funcionamento dos rins e contribuindo para a eliminação dos líquidos acumulados, Dessa forma, ocorre a redução no volume sanguíneo diminuindo assim a pressão arterial;
- Melhora o sistema digestivo – uma das substâncias que atribuem um dos principais benefícios do hibisco para nossa saúde são os ativos do chá que exercem um efeito estimulante no intestino, facilitando a passagem e eliminação do bolo fecal. Para aproveitar este efeito é indicado o consumo de uma xícara do chá de hibisco em jejum, logo após acordar.
Depois de conhecer alguns dos benefícios do hibisco para a nossa saúde, que tal saber como preparar o chá para aproveitar as suas ricas propriedades?
Como preparar o chá de hibisco?
Aprenda a preparar o chá dessa planta terapêutica e possa desfrutar dos benefícios do hibisco para a saúde.
Ingredientes
- Aproximadamente 5 gramas de flor de hibisco;
- 200 ml de água fervente.
Modo de preparo
Coloque as 200 ml de água no fogo, após levantar fervura desligue e adicione as 5 gramas de flor de hibisco. Tampe o recipiente, deixando em descanso de 3 a 5 minutos e consuma a infusão logo em seguida.
Para o melhor aproveitamento dos benefícios do hibisco associados à saúde, assegure-se que a espécie da planta utilizada para o preparo da infusão seja a Hibiscus Sabdariffa. Importante ressaltar que a flor não deve ser colocada para ferver, pois pode perder suas propriedades.
Mas atenção, apesar dos inúmeros benefícios do hibisco para a saúde, devido a ação diurética, o consumo do seu chá em excesso pode fazer com que o organismo elimine muitos eletrólitos, que são nutrientes fundamentais para o seu correto funcionamento. Levando a falta de substâncias essenciais como o cálcio, potássio, sódio e magnésio, ocasionando a desidratação.
Antes de consumir o chá de hibisco por conta própria, procure orientação médica para um aproveitamento adequado dos seus benefícios.
Dessa maneira, é possível desfrutar das ricas propriedades da flor de forma adequada, realizando seu consumo de maneira inteligente, sob orientação de um profissional de saúde.
Agora que você já sabe quais são os benefícios do hibisco para a saúde certamente vai conversar com seu médico sobre a possibilidade de inserir o chá na sua dieta, não é mesmo?
Por: Redação Leve da Terra/Bárbara Domingues