O que é dieta plant-based?
Como o próprio nome já revela, a dieta plant-based é baseada principalmente em alimentos provenientes de plantas. Não significa que se restringe somente a frutas e legumes: nozes, sementes, grãos, azeites e óleos, feijão, etc, também fazem parte da dieta. Tampouco significa que uma pessoa que tem uma dieta plant-based é vegetariana ou vegana, e que não pode ingerir carne ou outras proteínas animais. Significa que proporcionalmente a dieta é mais baseada em alimentos provenientes de plantas.
Estudo dos benefícios de dieta plant-based
Além de ajudar na perda de peso e emagrecimento, as evidências de que esta alimentação é muito saudável, foram provadas por muitas pesquisas de nutrição e examinaram algumas dietas: plant-based, mediterrânea e vegetariana.
A mediterrânea tem como fundamento alimentos plant-based e também inlcui peixe, aves, ovos, queijos e iogurte algumas vezes na semana. Carnes e doces não ficam de fora, mas estão com menos frequência no cardápio. Tanto em estudos de população em larga escala, quanto em clínicas aleatórias, a dieta mediterrânea tem mostrado que reduz riscos de doenças cardíacas, síndrome metabólica, diabetes, determinados cânceres (cólon, mamas e próstata), depressão, e em alguns adultos com idade mais avançada pode melhorar as funções físicas e mentais.
Dietas vegetarianas também têm mostrado ser um ótimo aliado para a saúde, reduzindo os riscos de desenvolvimento de doenças coronarianas, pressão alta, diabetes e aumenta a expectativa de vida.
A dieta plant-based oferece todas as proteínas necessárias, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais para a saúde, além do fato de que muitas vezes são mais ricas em fibras e fitonutrientes (composto encontrado em plantas).
Já a alimentação vegana, em alguns casos, precisa de suplementação (principalmente vitamina B12) para garantir que contenha todos os nutrientes necessários.
Variações da dieta vegetariana
A dieta vegetariana oferece algumas varidades:
– Semi-vegetariano: inclui ovos, laticínios, ocasionalmente carne, aves, frutos do mar e peixes.
-Pescatarianos: inclui ovos, laticínios, peixes e frutos do mar.
– Vegetarianos (ou ovo-lacto vegetarianos): ovos, laticínios.
– Vegan: nenhum alimento de origem animal.
Dicas para iniciar uma dieta plant-based
Katherine McManus, colaboradora do Harvard Health Publishing, listou 8 tópicos que ajudam a iniciar uma dieta plan-based. Confira abaixo:
- Coma muitos vegetais. A dica é encher metade do prato das refeições principais com vegetais das mais variadas cores, deixando bem colorido mesmo. Lanchinhos da tarde e snacks também podem ser base de legumes, como uma cenoura acompanhada por humus ou guacamole, por exemplo.
- Mude a maneira como pensa sobre carne. Ao invés de ser a peça principal do prato, pense nela como um acompanhamento e consuma porções menores.
- Escolha gorduras boas. Há opções saudáveis de gorduras, como azeite de oliva, azeitonas, nozes, manteiga de nozes (amendoim, por exemplo), sementes e abacates.
- Faça um jantar vegetariano uma vez na semana. Elabore estas refeições em torno de feijões, grãos integrais e vegetais.
- Inclua grãos inegrais no café da manhã. Comece com aveia, quinoa, cevada e outros cereais. Adicione algumas nozes, sementes e frutas frescas.
- Vá nos verdes. Experiemente a cada dia uma nova opção da grande variedade de folhagens como couve, espinafre, escarola etc. Prepare no vapor, grelhado, refogado ou até frito para preservar os nutrientes.
- Monte a sua refeição em torno de uma salada. Encha a tigela com verduras, alface romana, espinafre ou verduras de folhas vermelhas como radicchio. Adicione uma variedade de outros vegetais, como edamame, ervas frescas, feijão, ervilhas ou tofu.
- Frutas são ótimas sobremesas. Escolha um pêssego maduro e suculento, uma fatia de melancia ou uma maçã crocante, para saciar o seu desejo por uma mordida doce depois de uma refeição.