Treinamento funcional ou musculação? O que emagrece mais?
A dúvida se treinamento funcional ou musculação emgarece mais é muito comum e dfícil de responder. As duas modalidades funcionam de formas diferentes. O treino funcional se difundiu tanto nos últimos anos pela a facilidade de se praticar. Não requer equipamentos específicos e trabalha todas as partes do corpo deforma integrada com exercícios mais lúdicos e divertidos do que os convencionais.
Alguns exercícios podem ser incrementados com uso de elásticos, bolas ou outros materiais que dificultam os exercícios. O treino é acessível para todas as pessoas independentemente da condição física. Os exercícios são adequados de acordo com cada indivíduo. O treino funcional desenvolve capacidades funcionais como força, equilíbrio, coordenação, flexibilidade, resistência. Ou seja, é possível ganhar massa muscular, fazer aeróbica e leva para o emagrecimento.
Em média o gasto calórico de uma hora de treino funcional é de 800 calorias, mas isso depende de cada pessoa. Varia de acordo com o nível de intensidade e condicionamento físico de cada um.
Outro ponto positivo é que o treino funcional procura fazer exercícios de forma mais lenta e consciente de cada movimento. Assim possíveis lesões são evitadas. Quando fazemos exercícios de maneira mais brusca e rápida, uma possível instabilidade criada externamente pode provocar um reflexo inconsciente e provocar uma lesão.
Então qual é mais eficiente no emagrecimento?
Não necessariamente. Na musculação as partes do corpo são trabalhadas separadamente usando pesos e movimentos de repetição e intensidade, muito eficaz para ganho muscular e também ajuda no emagrecimento. Aqui a vantagem é poder escolher a parte do corpo que deve ter mais foco no treino e então aumentar a intensidade daquele músculo especifico.
Há muitos defensores de que o treino funcional ajuda mais no emagrecimento, mas também há a oposição que defende a musculação como forma mais efetiva para este objetivo. Treinamento funcional e musculação favorecem o aumento de massa muscular, aumento do metabolismo e também o aumento do gasto calórico basal. Depois dos estímulos dos treinos, o corpo ainda precisa de energia para se recuperar. Tudo isso potencializa o emagrecimento.
Para ambos os treinos, é preciso levar em consideração que seus respectivos resultados dependem da intensidade, da frequência e da dedicação de quem está praticando. Nem treinamento funcional e nem musculação sozinha emagrecem o corpo. É preciso ter um déficit calórico para que se emagreça e é por isso que a dieta tem um papel tão fundamental.