Muitas pessoas não sabem para que usar a hortelã uma erva que além de aromática possui propriedades medicinais que atuam no tratamento de problemas digestivos, náuseas e vômitos, e conta com efeitos calmantes e expectorantes.
Mas, o uso da hortelã não é limitado apenas a medicina natural, a erva é comumente empregada na culinária sendo utilizada como tempero ou no preparo de chás, cápsulas, extratos e óleos essenciais para massagens e tratamentos de aromaterapia.
Além disso, muitas pessoas não sabem como usar a hortelã e aproveitar das suas ricas propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias que ocasionam inúmeros benefícios para o nosso organismo.
Essas propriedades justificam os benefícios de usar a hortelã, uma erva rica em vitaminas: A,B6,C,K,ácido fólico e riboflavina, tais substâncias ingeridas ou até mesmo inaladas podem proporcionar muitos benefícios.
Saiba para que usar a hortelã e como aproveitar os benefícios da planta.
Para que usar a hortelã e como aproveitar as suas propriedades?
Não é incomum que as pessoas não saibam para que usar a hortelã, além do uso culinário, por desconhecer suas propriedades que são benéficas a saúde e podem auxiliar no tratamento de diversos problemas.
Veja a seguir para que usar a hortelã e se beneficiar de suas ricas propriedades.
- Alivia problemas digestivos – a hortelã possui efeito anti-espasmódico, podendo aliviar cólicas intestinais e problemas digestivos, conta também com propriedades antieméticas que evitam sintomas como náuseas e vômitos;
- Melhora a digestão e previne a azia – a hortelã promove a ativação e produção da bile promovendo a melhora da função do sistema digestivo;
- Diminui a febre – se associada ao gengibre a hortelã ajuda a aliviar o estado febril pois estimula a circulação;
- Age contra a dor de cabeça – a maioria das pessoas não sabe que é possível usar a hortelã para tratamento de dor de cabeça, que é muito eficaz já que a planta é um vasodilatador capaz de ativar a circulação;
- Alivia o estresse, ansiedade e agitação – a hortelã tem efeitos tranquilizantes;
- Dificulta a propagação de bactérias no trato digestivo – muitas pessoas não sabem que é possível usar a hortelã como antisséptico dificultando o crescimento de bactérias e amebas;
- Tratamento da gripe e resfriado – devido a presença de ácido ascórbico, mentol e tinol na composição da hortelã, a erva possui ação expectorante e descongestionante.
Além dos benefícios mencionados acima, é preciso saber para que usar a hortelã e aproveitar demais propriedades desta planta que é rica em vitaminas A e C, minerais como o ferro, cálcio, fósforo e potássio, sem esquecer de mencionar as funções antioxidantes e estimuladores da imunidade.
A hortelã pode ser encontrada em feiras livres, mercados, hortifrutis e até em casas de produtos naturais. E pode ser facilmente cultivada no jardim de sua casa.
Depois de ter conferido para que usar a hortelã, certamente você ficou interessado em aprender como cultivar essa planta.
Como plantar a hortelã em casa?
Você já entendeu para que usar a hortelã em diferentes tratamentos, agora aprenda como cultivar a erva em casa e ter sua própria hortelã para usar em tratamentos e até em preparos culinários.
Veja o passo a passo para plantar a hortelã.
- Pegue galhos de 10 a 15 cm da hortelã, tire as folhas do comprimento, deixando apenas as de cima;
- Corte o caule próximo a divisão do mesmo. Essa poda é necessária para o crescimento das raízes novas;
- Acompanhe por aproximadamente três dias para verificar se a raiz cresceu ao menos um centímetro;
- Deixe a raiz por dez dias na água para que cresça o suficiente;
- Espere mais sete dias para o surgimento de novas raízes e depois plante a muda em um vaso com terra. A raíz não pode ser muito pequena, pois se não ela terá dificuldade para nutrir a planta.
Em alguns meses você terá um belo pé de hortelã, podendo usar a erva nos mais diferentes preparos, como o chá. Saiba como preparar a infusão da erva e para que usar a hortelã na forma de chá.
Para que usar a hortelã em forma de chá?
O chá de hortelã tem inúmeras funções medicinais, devido às suas propriedades antioxidantes, analgésicas, digestivas, descongestionantes, anti-inflamatórias e anti-espasmódicas sendo uma boa sugestão para alívio de problemas digestivos, cansaço, cólicas e dores de cabeça.
E isso não é tudo, muitas pessoas não sabem para que usar o hortelã em chá e aproveitar seus efeitos anti-parasitários que ajudam a combater a infecção por parasitas como a amebíase e a giardíase.
Aprenda como preparar o chá de hortelã. Adicione as folhas secas da hortelã em uma panela com água e deixe no fogo até levantar fervura. Depois de ferver, coe e consuma em seguida.
Existe um outro método em que primeiro é preciso ferver a água, depois acrescentar as folhas frescas de hortelã picada, em seguida transferir o líquido para um bule e deixar tampado por cerca de 15 minutos, antes de consumir a bebida.
Agora você já sabe para que usar a hortelã, não é mesmo? Então aproveite todos os benefícios dessa erva.
Por: Redação Leve da Terra/Bárbara Domingues