A folha de pitanga não é comumente encontrada em mercados ou feiras, pois depende da época do ano em que o fruto que origina a folha está florescendo. Por isso, o chá da planta não é tão conhecido, e muitos não sabem do poder medicinal que as folhas da pitangueira possuem.
Apesar disso, a pitanga é conhecida como uma fonte natural de vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo, ferro e compostos fenólicos como flavonóides, carotenóide e antocianinas, substâncias que contam com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, analgésicas e anti-hipertensivas.
Portanto, a folha da pitangueira, parte usada para o preparo de chás, oferece inúmeros benefícios para o organismo, ajudando em diversos problemas de saúde.
É possível encontrar a folha de pitanga nos supermercados e feiras livres entre os meses de outubro e janeiro, período em que a pitangueira começa a dar frutos.
Benefícios do chá de folha de pitanga
Como citamos anteriormente, o chá de folha de pitanga conta com propriedades medicinais que podem ser usadas como remédio natural para o tratamento das mais diversas situações. Confira a seguir alguns dos benefícios de consumir essa infusão:
Tratamento de diarreia
A folha da pitangueira é rica em propriedades adstringentes e digestivas que auxiliam no combate à diarreia. Também conta com compostos polifenóis que ajudam a manter o equilíbrio da flora intestinal.
Ação antioxidante
Rica em vitaminas A e C, a folha de pitanga conta com compostos carotenóides e polifenóis que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e age na neutralização dos radicais livres, responsáveis por potencializar o envelhecimento precoce e aumentam o risco do desenvolvimento de doenças crônicas.
Podendo ser algo benéfico para quem sofre de asma, bronquite, artrite reumatóide e gota, e até mesmo para quem deseja ter uma pele mais saudável.
Faz bem para os olhos
A vitamina C presente na folha da pitangueira é ótima para a saúde dos olhos, protegendo a visão e prevenindo problemas de olhos secos ou cegueira noturna.
Ação antifúngica
A folha de pitanga possui um óleo com ação antimicrobiana, podendo agir para combater os fungos e bactérias.
Auxilia no controle da diabetes
A folha da pitangueira auxilia no controle da diabete, pois interfere no nível de açúcar no sangue.
Apesar dos inúmeros benefícios da folha de pitanga, em alguns tratamentos, como o controle de diabetes, é imprescindível a orientação de um médico para o correto uso dessa planta medicinal.
Veja como preparar o chá de folha da pitangueira e se beneficiar com as propriedades desta planta.
Como fazer o chá de folha de pitanga?
Aprenda a fazer o chá de folha da pitangueira que pode ajudar nas mais diversas situações, como o combate de diarreia.
Para esse preparo, são necessários:
- 2 colheres de sopa da folha de pitanga fresca;
- 1 litro de água fervente.
Modo de preparo
Ferva a água e desligue o fogo. Coloque a folha da pitanga fresca no recipiente com a água fervente, tampe-o e deixe em repouso por aproximadamente 10 minutos. Coe o preparo e beba. O chá pode ser consumido até 3 vezes ao dia, na dose de uma xícara.
Vale lembrar que para o correto consumo do chá de folha da pitangueora é preciso da orientação de um médico ou fitoterapeuta.
Mesmo se tratando de uma bebida natural, existem algumas contraindicações quanto ao uso do chá de folha da pitangueira para pessoas com problema de hipertensão, pois alguns componentes ativos da folha podem interagir com medicamentos anti-hipertensivos, cortando seu efeito.
Outras formas de aproveitar os benefícios da folha de pitanga
Não é apenas na forma de chá que a folha de pitanga apresenta inúmeros benefícios, existem outras maneiras de aproveitar as ricas propriedades desta planta que auxilia nas mais distintas situações.
Uma das formas de aproveitar os benefícios da pitanga é preparar o suco da fruta, rico em vitaminas C e do complexo B, sendo uma ótima opção para o tratamento de inflamações na gengiva, por exemplo.
Outra forma de usar as propriedades benéficas da pitanga é através do óleo essencial das folhas. Este possui ações antioxidantes, antibacterianas e antifúngicas.
Conclusão
Bom, você certamente deve ter se surpreendido com o poder medicinal que as folhas de pitanga possui, não é mesmo? Pois, muitas pessoas desconhecem as ricas propriedades, componentes e ações que essa parte da pitanga oferece, apenas as vitaminas da fruta são de conhecimento popular.
Agora você já sabe, da próxima vez que comprar pitanga, não descarte as suas folhas, pois nelas estão concentradas as propriedades medicinais da planta.
Lembre-se que se você possui problemas de hipertensão não deve consumir as folhas de pitanga, muito menos em forma de chá, já que certas propriedades da folha podem entrar em conflito com alguns medicamentos usados como anti-hipertensivo.
Sendo assim, antes de aproveitar os benefícios do chá das folhas de pitanga, verifique com seu médico se não apresenta nenhum risco ou efeito colateral, para o seu tratamento.
Continue acompanhando nossos artigos e conheça mais sobre o poder medicinal das plantas.
Por: Redação Leve da Terra/Bárbara Domingues