O uso da calêndula como planta medicinal tornou-se popular para tratamento de problemas da pele como queimaduras e inflamações, entretanto, os benefícios atribuídos à flor vão muito além disso.
Pertencente à família Asteraceae, a mesma da margarida, girassol e alcachofra, a calêndula é originária da África Central, e foi difundida primeiramente na Europa e chegou ao Brasil, por volta do século 18.
Após estudos científicos, o uso da calêndula demonstrou muitos benefícios para as pessoas que passaram a consumi-la. A flor pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, feiras, mercados e farmácias de manipulação, além de se tratar de uma planta de fácil cultivo, podendo ser plantada em casa.
Veja como fazer o uso da calêndula de forma adequada e aproveitar de todos os benefícios que a planta oferece para a saúde.
Para que serve a calêndula?
Antes de entender como usar e aproveitar as propriedades da calêndula é importante saber para que essa planta serve. Como já citado anteriormente, a flor de calêndula é usada sobretudo para o tratamento de problemas na pele, mas também tem grande serventia para as plantações agrícolas.
Isso porque, o uso da calêndula nas plantações atua como inseticida devido ao odor exalado pela planta.
Já na indústria alimentícia e culinária o uso da calêndula é feito para condimentação de sopas, ensopados, omeletes, queijos, carnes assadas, manteigas, pudins e licores. Suas folhas e caules são usados no preparo de temperos.
Além disso, a calêndula pode ser vista no setor cosmético e nas farmácias de manipulação na fabricação de cremes hidratantes, pomada e cremes usados para o tratamento de lesões e manchas causadas pelo sol, devido às suas ações cicatrizantes.
Devido às suas ações antimicrobianas, antifúngicas, antisépticas, analgésicas, diuréticas, dentre outras, a utilização da calêndula se tornou comum em atividades farmacológicas.
Como pode ser notado, a calêndula está presente em diversos setores devido às suas propriedades ricas que agem nas mais diversas funções. Confira a seguir as diferentes formas de usar a calêndula.
Como fazer o uso da calêndula?
O uso da calêndula mais comum é no preparo de chás, sendo essa a maneira mais indicada para iniciar o consumo da planta. Além disso, a flor pode ser acrescentada a saladas e demais alimentos naturais.
Para o preparo do chá de calêndula é utilizado principalmente as suas flores secas, sendo necessário para esta receita:
- 10 a 15 gramas da flor de calêndula;
- 1 litro de água fervente.
Coloque o punhado das flores de calêndula na água fervente, tampe e deixe em descanso por aproximadamente 5 minutos. Depois coe e beba, recomenda-se o consumo do chá até três vezes ao dia.
O uso da calêndula para o preparo do chá não se limita apenas ao consumo via oral, pode ser usado para limpeza de feridas na pele.
Existem outras formas de aproveitar das propriedades da calêndula, como:
- Cataplasma – amasse as folhas e flores da calêndula em um pano limpo ou gaze e coloque por cima da ferida ou acne, deixe em repouso por 30 minutos;
- Gargarejo – o chá da calêndula morno pode servir para gargarejo. Gargareje por 30 segundos e repita o procedimento de três a cinco vezes;
- Tintura – 20 a 40 gotas de calêndula, três vezes ao dia, somente para uso interno. Já para uso externo, recomenda-se colocar as gotas em uma compressa;
- Creme – aplique uma pequena quantidade do creme sob a pele 2 a 3 vezes ao dia, não use por mais de duas semanas.
Depois de aprender o correto aproveitamento da calêndula em diferentes possibilidades, que tal conferir os benefícios da planta para a saúde?
Benefícios do uso da calêndula
Já aprendemos como fazer usar a calêndula em diferentes formas, chegou a hora de compreender os benefícios para a saúde que a planta oferece.
Sendo assim, os principais benefícios atribuídos ao consumo da calêndula são:
- Acelera a cicatrização da pele;
- Protege o fígado;
- Regula os níveis de açúcar no sangue;
- Age contra infecções e inflamações cutâneas;
- Alivia inflamações da mucosa;
- Fortalece e protege o sistema imunológico.
Apesar dos inúmeros benefícios do uso da calêndula, existem algumas contraindicações ao consumo da planta.
Em suma, não é recomendado o consumo da calêndula por pessoas com alta sensibilidade ou alergia à erva, nem da planta natural, como também do chá e seus derivados. Também é indicado que grávidas e mulheres que estão amamentando evitem utilizar a calêndula.
Espero que você tenha gostado de aprender sobre as maravilhas da calêndula, uma flor que pode ser aplicada nas mais diversas áreas e tratamento, cujo chá pode ser usado tanto para tratar de problemas do fígado, como também pode ser usado de forma externa para a limpeza de feridas atuando na cicatrização.
Lembre-se que antes de fazer o uso da flor de calêndula e seus derivados é importante buscar por orientação médica, para garantir que seu consumo não traga efeitos colaterais.
Por: Redação Leve da Terra/Bárbara Domingues